A equipe de engenharia da Garcia Gomes teve uma participação significativa no 22º COBREAP, o Congresso Brasileiro de Engenharia de Avaliações e Perícias, realizado de 11 a 15 de setembro de 2023 em São Paulo.
O congresso, idealizado pelo IBAPE Nacional, reuniu os principais profissionais da área de Engenharia Diagnóstica do país com participação de mais de 1.000 especialistas.
A equipe apresentou trabalhos inovadores e contribuiu com conhecimentos valiosos para o campo da engenharia de avaliações e perícias, focando em tecnologias emergentes e metodologias avançadas.
1. O Congresso
O 22º COBREAP é um evento de grande importância na área de engenharia de avaliações e perícias, reunindo profissionais e especialistas do setor para discutir avanços, desafios e oportunidades.
Realizado em São Paulo, de 11 a 15 de setembro de 2023, o congresso ofereceu uma plataforma para a troca de conhecimentos, experiências e inovações no campo.
2. Trabalhos apresentados
2.1 Aplicação de smartphones equipados com sensor LiDAR na reconstrução de acidentes: análise da velocidade de colisão.
RESUMO
A aumento crescente de acidentes acompanha o crescimento de veículos em circulação no país. Entre as principais causas dos acidentes, está a velocidade incompatível que, embora tenha presentado queda em sua recorrência nos sinistros, possui taxa de mortalidade que não segue tal padrão de decaimento. O excesso de velocidade é uma das principais causas de acidentes e mortes no trânsito no mundo.
Neste cenário, avanços no cálculo da velocidade de colisão se tornam importantes ferramentas para a investigação forense. Este artigo tem como objetivo demonstrar o progresso alcançado no desenvolvimento de solução econômica e prática para estimativa da velocidade de colisão, calculada a partir do escaneamento 3D de sensores LiDAR comercializados em smartphones. A obtenção da profundidade das deformações e a aplicação de conceitos conhecidos de conservação da energia permitem estimar, com precisão, a velocidade de impacto nestas colisões. Dois
estudos de casos forneceram dados para a validação da metodologia desenvolvida, resultando erros inferiores a 1% quando comparado aos métodos de cálculos analíticos. Em soma, o escaneamento realizado por smartphones permite a documentação de danos do veículo no local do sinistro, além de reduzir a incerteza sobre o fato de a avaria ter ocorrido durante ou após o acidente.
Palavras-chave: LiDAR; reconstrução de acidentes, velocidade de colisão; acidentes de trânsito; Escaneamento de acidentes por smartphones.
2.2 Metodologia para medição de deformação em colisões a partir de imagens com o software Imagej
A análise pericial após um acidente de trânsito pode ser uma tarefa complexa devido à falta de evidências e vestígios. Portanto, é essencial que o avaliador pericial utilize ferramentas eficientes e econômicas para obter dados precisos na reconstituição e no cálculo de parâmetros, como a velocidade do veículo no momento da colisão. Este artigo apresenta os resultados preliminares de medições de modelos comparativos por fotogrametria utilizando uma solução de reconstrução de baixo custo, desenvolvida com a tecnologia de medição pelo software ImageJ, uma ferramenta de código aberto. A análise técnica pericial para o cálculo da velocidade utiliza o método de energia de deformação. Para isso, a fotogrametria do veículo é realizada e, por meio da análise de imagens, é possível comparar os valores das medições do veículo com os valores reais e, assim, chegar a valores altamente confiáveis. A metodologia descrita foi aplicada em dois casos reais, nos quais a investigação pericial do veículo e do local do acidente permitiram uma compreensão prática da aplicação desses conhecimentos físicos.
Palavras-chave: ImageJ; correlação digital de imagens; reconstrução de acidentes, velocidade de colisão; Campbell.
3. Contribuições
Os artigos apresentados pela equipe de engenharia da Garcia Gomes no COBREAP trouxeram contribuições significativas para a sociedade, proporcionando novas perspectivas e soluções em reconstrução de acidentes e análise de colisões. As inovações e descobertas compartilhadas têm o potencial de aprimorar práticas existentes e desenvolver novas abordagens para avaliações e perícias em engenharia
4. Fotos
A seguir, apresentamos algumas fotos capturadas durante o congresso, ilustrando momentos marcantes e destacando a participação ativa da equipe de engenharia da Garcia Gomes no evento.
Autores
Eng. Pedro Gomes
Doutorando e Mestre em Engenharia. Engenheiro Mecânico (UFU e ENSMM – França), especialista em Gestão de Projetos (FGV e GWU – EUA), Segurança (tendo trabalhado no INRS – França), Ciências Criminais e Perito Judicial. Mais de 10 anos de experiência em projetos mecânicos, perícias e inspeções. Membro do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias em Engenharia (IBAPE). Artigos publicados em congressos nacionais e internacionais.
Eng. Antônio Arantes
Mestrando em engenharia. Engenheiro Mecânico com especializações em Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia Clínica e Hospitalar. Também sou especialista em Ciências Forenses e Perícia Criminal, com experiência em investigação de acidentes de trânsito. Atualmente, estou cursando um mestrado em Engenharia Elétrica na UFG. Pesquisador e membro do NEXT no IFG e possui experiência de mais de 6 anos na área mecânica e de simulações com artigos publicados em congressos nacionais e internacionais.
Garcia Gomes
Fundada em 2017, a Garcia Gomes é uma renomada empresa de engenharia especializada em laudos técnicos, assistência pericial, relatórios e vistorias.
Com uma equipe de profissionais altamente qualificados, nos dedicamos a garantir precisão e confiabilidade em todos os nossos serviços.