Engenharia Legal e Forense na Reconstituição de Acidentes: Esclarecimento dos Fatos em Situações Complexas e Controversas
A reconstituição de acidentes de trânsito é uma técnica utilizada para reproduzir as circunstâncias de um acidente visando esclarecer dúvidas sobre como ele ocorreu. Além disso, ela pode ser realizada de forma física, no local do acidente, ou por meio de simulações computacionais. Como resultado, a reconstituição de acidentes é especialmente útil em situações complexas ou controversas.
Em quais casos se aplica a reconstituição de acidentes?
Em suma, as principais aplicações para a reconstituição de acidentes pode ser observada em:
Acidentes com Fatalidades:
Em acidentes resultantes em morte, a reconstituição pode ajudar a determinar a causa exata e as circunstâncias que levaram à fatalidade.
Acidentes com Causas Controversas:
Quando há versões conflitantes sobre como o acidente ocorreu, a reconstituição pode ajudar a esclarecer os fatos.
Sinistros sem Testemunhas Oculares:
Se um acidente ocorre sem testemunhas diretas, a reconstituição pode ser uma ferramenta valiosa para entender o que aconteceu.
Eventos com Grandes Danos Materiais:
Em casos onde há uma abundância de danos materiais e é difícil determinar a dinâmica do acidente apenas observando os destroços, a reconstituição pode ser útil.
Acidentes Envolvendo Veículos Especiais:
Acidentes envolvendo veículos como caminhões, ônibus ou veículos de carga podem ter dinâmicas complexas que justifiquem uma reconstituição.
Quando Há Suspeita de Falha Mecânica:
Se há uma suspeita de que o acidente foi causado por uma falha mecânica, a reconstituição pode ajudar a determinar se essa falha foi de fato a causa.
Acidentes com Dinâmicas Complexas:
Alguns acidentes têm uma sequência de eventos tão complexa que a reconstituição se torna a melhor maneira de entender o que aconteceu.
Contrate sua Perícia
Contratar um especialista em reconstituição de acidentes de trânsito é crucial.
Além disso, o laudo técnico detalha o sinistro e reconstrói a dinâmica, garantindo clareza e precisão na identificação de causas e responsabilidades.
Portanto, trata-se de um investimento em justiça e segurança.
Quais são as técnicas ou ferramentas utilizadas?
Física Aplicada
Utilização do conhecimento da física no âmbito da dinâmica do movimento, elasticidade dos materiais e resistência, juntamente com princípios da biomecânica cujo objetivo é reconstituição de acidentes.
Coleta de Evidências
Análise do processo de evolução e das circunstâncias que levaram ao acidente, identificando os potenciais impactos sobre as pessoas envolvidas. (Ver Coleta de Evidências) para possibilitar a reconstituição de acidentes.
Reconstituição de acidentes de trânsito
Criação de relatórios contendo representações visuais para auxílio na compreensão e esclarecimento por meio de simulações gráficas permitirá que a reconstituição de acidentes seja facilmente entendida.
Laudo de especialista
Apresentação de conclusões embasadas em contextos judiciais, respaldadas por uma competência técnica sólida que valida os resultados obtidos.
Laudo Técnicos
Clientes
Coleta de Evidências
A coleta de evidências em uma perícia judicial de acidente de trânsito é uma etapa crucial para determinar as causas e circunstâncias do acidente.
Inspeção do Local do Acidente
Fotografias e Vídeos
Depoimentos
Análise dos Veículos
Documentação
Dados de Dispositivos Eletrônicos
Análise de avarias
A análise das avarias é um processo meticuloso que examina danos em veículos ou equipamentos para determinar a extensão e a causa do dano. Esse estudo é crucial para entender o que levou à avaria e como preveni-la no futuro. Já a reclassificação de monta refere-se à avaliação e redefinição da categoria de um veículo após reparos significativos. Após um acidente grave, um veículo pode ser classificado como “perda total”. No entanto, após reparos adequados, ele pode ser reclassificado, indicando sua condição pós-reparo e sua adequação para uso seguro. Ambos os processos são fundamentais para garantir a segurança e a integridade dos veículos em circulação.
Reconstituição de Acidentes
A coleta de evidências, testemunhos e uso de ferramentas especializadas, torna-se possível determinar as causas, dinâmicas e responsabilidades de um evento a partir da reconstituição de acidentes.
Esse processo é crucial para esclarecer dúvidas em investigações e processos judiciais, assegurando decisões justas e baseadas em informações confiáveis.
Cálculo de velocidade de colisão
O cálculo da velocidade de colisão, utilizando princípios da física e modelos de energia, é uma ferramenta poderosa na reconstituição de acidentes. Através da conservação da energia mecânica e das leis de Newton, é possível estimar a velocidade inicial dos veículos antes do impacto. Por exemplo, a energia cinética, que é proporcional ao quadrado da velocidade, é frequentemente convertida em energia potencial elástica durante uma colisão. Analisando deformações e danos, e aplicando modelos energéticos, especialistas podem retroceder no tempo e determinar com precisão as velocidades envolvidas, fornecendo insights valiosos sobre as circunstâncias do acidente.
Qual o custo de uma reconstituição de acidente?
O custo dependerá de algumas variáveis como, por exemplo, a existência de fotográfica da época do sinistro, boletim de ocorrências, registro das avarias no veículo sinistrado, vídeos, câmeras, etc.
Ainda assim, cabe lembrar que não se trata apenas de uma vistoria cautelar no veículo, mas de uma investigação das condições que causaram o acidente, que apresenta quadro de avarias conforme Resolução 820/2021 Contran, diagrama de reconstituição da dinâmica do acidente, fatores externos e pontos a se considerar.
Contrate sua Perícia
Contratar um especialista em reconstituição de acidentes de trânsito é crucial.
Além disso, o laudo técnico detalha o sinistro e reconstrói a dinâmica, garantindo clareza e precisão na identificação de causas e responsabilidades.
Portanto, trata-se de um investimento em justiça e segurança.
O que contém o laudo técnico?
Um laudo pericial de reconstituição de acidentes de trânsito é um documento técnico elaborado por um perito, cujo objetivo é apresentar os resultados de uma investigação detalhada sobre as causas e circunstâncias de um acidente.
Esse laudo é fundamental em processos judiciais e pode influenciar decisões relacionadas a responsabilidades e indenizações.
Os principais itens de um laudo pericial de reconstituição de acidentes de trânsito incluem:
Identificação
Objetivo da Perícia
Descrição do Acidente
Metodologia
Inspeção do Local
Análise dos Veículos
Depoimentos
Análise Técnica
Conclusões
Anexos
Data e Assinatura
“A reconstituição de acidentes irá determinar as velocidades de impacto, revelar os fatores cruciais e identificar os principais responsáveis.
Tudo é meticulosamente registrado em laudo técnico exclusivo com o registro de ART, elaborado por engenheiro, especialista em acidentes de trânsito.”
Garcia Gomes
Fundada em 2017, a Garcia Gomes é uma renomada empresa de engenharia especializada em laudos técnicos, assistência pericial, relatórios e vistorias.
Com uma equipe de profissionais altamente qualificados, nos dedicamos a garantir precisão e confiabilidade em todos os nossos serviços.
Bateu? Faça sua reconstituição de acidentes conosco!
Equipe Técnica
Eng. Pedro Gomes
Doutorando e Mestre em Engenharia. Engenheiro Mecânico (UFU e ENSMM – França), especialista em Gestão de Projetos (FGV e GWU – EUA), Segurança (tendo trabalhado no INRS – França), Ciências Criminais e Perito Judicial. Mais de 10 anos de experiência em projetos mecânicos, perícias e inspeções. Membro do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias em Engenharia (IBAPE). Artigos publicados em congressos nacionais e internacionais.
Eng. Antônio Arantes
Mestrando em engenharia. Engenheiro Mecânico com especializações em Engenharia de Segurança do Trabalho e Engenharia Clínica e Hospitalar. Também sou especialista em Ciências Forenses e Perícia Criminal, com experiência em investigação de acidentes de trânsito. Atualmente, estou cursando um mestrado em Engenharia Elétrica na UFG. Pesquisador e membro do NEXT no IFG e possui experiência de mais de 6 anos na área mecânica e de simulações com artigos publicados em congressos nacionais e internacionais.